segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Calopsitas - Compra

Decidido sobre comprar uma calopsita, linda e fofa, deve-se abordar vários pontos:
1 - Se você prefere uma calopsita macho ou fêmea, os machos tem mais pré-disposição a cantar, assobiar e a aprender musicas ensinadas pelos donos.

2 - Comprar uma gaiola adequada para calopsitas anteriormente à compra da calopsita, não servem as de papagaios. A gaiola deve ser espaçosa, pode ser até mini viveiros, sendo que a gaiola deve ter o espaço de duas vezes a calopsita com as asas abertas e o penacho também não deve encostar na grade superior da gaiola quando a ave estiver no puleiro mais alto.
 O Mini-viveiro da imagem acima é ideal para calopsitas, não só pelo tamanho, mas também pelo espaço entre as malhas.

 O Mini-viveiro da imagem acima é ideal para papagaios, mas não para calopsitas, notem que as malham tem uma distância maior do que as malhas da gaiola ideal, isso pode trazer sérios problemas.

          Gaiolas redondas são desapropriadas para calopsitas, elas fazem com que a ave perca a noção de espaço e lugar.


3 - Comedouros e bebedouros normalmente vem juntamente com a gaiola, mas prefica comedouros de alúminio, evitam bactérias.
4 - A alimentação terá um novo post, porém não se esqueça de perguntar o nome da ração ou da mistura de sementes que sua ave costumava  comer no local onde você à comprou, pois a alimentação da ave não pode ser mudada de uma vez só e sim gradualmente em torno de 10 dias.

Chegou a hora da compra, então pesquise locais onde os proprietários pareçam ser de confiança, prefira sempre criadores ao invés de pet shop's, provavelmente eles irão ter mais experiência com aves. Pergunte se a ave possui exame de sexagem por DNA, se não e se for em pet shop's com poucas calopsitas, não informe de inicio o sexo da ave que você deseja, primeiro pergunte quais os sexos de aves que eles possuem, senão é muito fácil passarem um macho por uma fêmea ou vice-versa. E depois que você descobrir que a sua ave não possui o sexo que você desejava não será possivel troca-lá, até mesmo porque vocês já estarão apegados.

Não seja ansioso, se for sua primeira ave, opte por calopsitas já mansas, ou seja, criadas desde pequenas na mão, para que você aprenda mais facilmente a manusear a ave. Ave mansa não significa que a ave não fugirá de você, o que é até normal se acontecer, pois ela não o conhece e provavelmente estará saudável, ave mansa significa não ser arisca e não bicar muito forte sem motivos.

E lembre-se sempre, nem tudo se aprende na internet, mas sim com a convivência e principalmente com a experiência.  Então não se assuste, em alguns dias você aprende tudo, porém informação é essencial!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Calopsitas - Pré Compra

Então, bateu aquela vontade de comprar um bichinho de estimação, ou derrepente o seu filho viu uma calopsita e passou a pedir, dai você pensa, porque não? Afinal é um bichinho pequeno e poderá ficar em uma gaiola.
É neste ponto que as pessoas se acometem dos erros, não somente com a calopsita, mas com qualquer outro animal doméstico, pois apesar da aparência simplificada, uma calopsita requer cuidados especiais.

1º Passo: Inicialmente, pense no local em que você irá disponibilizar para ela, principalmente se morar em apartamento, não exatamente na questão espaço, mas no quisito vizinhos, pois ao contrário do que muitas pessoas dizem, calopsitas fazem sim bastante barulho, principalmente o macho - que na minha opinião possui uma personalidade mais forte, claro que pode variar de cada animal - e ninguém quer vizinhos reclamando, ou seja, prefira as fêmeas.

"Sei por vivência própria, moro em apartamento e comprei minha primeira calopsita macho, talvez por inexperiência, talvez pela empolgação de poder ensina-lo musiquinhas, porém, em certos momentos do dia ele passa gritando e cantando bem alto, tendo que se ter muita disposição para enterte-lo, ou ele me deixa louca".

2º Passo: Depois de entendido isto, deverá ver a disponibilidade da família, se as pessoas passam bastante parte do tempo em casa ou se trabalham o dia todo, se viajam muito ou não, afinal, a calopsita de certa forma é como se fosse um cão, irá querer sua atenção, carinho, afeto confiança e ficará deprimida caso você não retribua, assim como não poderá ficar em casa sozinha por mais de 2 dias.

Não esqueça também, calopsitas não são animais adequeados para crianças pequenas, pois necessita de muita confiança e dedicação para que seja uma companheira fiel e isso leva tempo, coisa que dificelmente uma crinaça terá paciencia para pega-lá e ensina-lá.

Basicamente seriam essas as questões que mais devem ser pensadas, não desejo desistimular ninguém à compra, porém acredito que deve-se adquirir o animal com segurança de sua escolha, para que não haja decepções tanto para você quanto para sua calopsita. Afinal depois de nos apegarmos teremos um amor inigualável!