quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tuco em: primeiro contato com a natureza!

Era quarta-feira, um feriado de sol, quando eu e meu namorado resolvemos levar a minha calopsita macho, o Tuco, para passear.

Primeiro levamos até uma praça no centro da cidade, mas estava cheia de crianças e muito barulhenta, então decidimos ir para uma praça maior e mais calma, onde tem bastante árvores e consequentemente passarinhos. Claro que o levamos trancado em sua gaiola, mas chegando lá criamos confiança nele e abrimos a gaiola.



E para a nossa surpresa foi a maior festa, ficou no nosso ombro sem nem ameaçar a voar, lembrando que ele tem apenas uma das asas cortada, porém já consegue pegar alguns vôos.


O Tuco simplismente ficou feliz da vida, descobriu pela primeira vez o que é pisar na grama, caminhou de um lado para o outro, roeu algumas folhas secas, ouviu o canto de outros pássaros e enquanto isso ficavámos sentados observando ele...




Foi quando percebi o quanto é importante para ele ter contato com a natureza, pois por mais que fique solto dentro de casa o dia todo, nunca será a mesma coisa... Sei que o Tuco pode correr alguns riscos - e estou sempre cuidando quando ele está solto - porém sei que vale a pena vê-lo tão feliz assim!

As vezes esquecemos que nossas aves, apesar de deomesticadas, que também são animais e que precisam ficarem soltos, explorar os ambientes, comerem sementes...




Portanto, de agora em diante pretendo passear com minha calopsita, solta como vocês viram, basta cria-lá com amor e confiança.

Só não esqueçam dos cuidados basicos antes de leva-la para passear:
  • Levar água e comida junto;
  • Levá-la em uma gaiola para qualquer eventual problema;
  • Observar se não tem cachorros, gatos e outros animais no local onde ela irá ficar solta;
  • Observar também se o local não é muito movimentado, se não tem perigo de sua ave voar para a rua, assim como não deve ter muito barulho de carros;
  • E o principal, ficar sempre atento em onde sua ave está, ou o que ela esta mordiscando.

E cuidado, faço isso com minha ave pois antes ja tinha deixado ela solta por alguns instantes e observei que ela não voava e nem fugia de mim, então, depende de você arriscar ou não! Não quero influenciar ninguém sobre suas escolhas, só postei aqui porque gostaria de compartilhar minha história e mostrar o quando as aves ficam felizes quando estão na natureza! Afinal, eu particularmente não comprei minha calopsita para mante-la o tempo todo presa em uma gaiola...

Enfim, boa sorte para aqueles que irão fazer o mesmo que eu! Aproveitem ao máximo essa experiência maravilhosa!
 



Um comentário:

  1. Curto o seu site des de mt tempo adoro as hitorias ja teve uma q se chamava nico mas ela fugiu ai comprei outra amarela e cara branca a amarela é preguisosa. a sua vc comprou quando era filhote? e ela ta com quanto meses agora? ja canta?

    ResponderExcluir